quarta-feira, 30 de junho de 2010

BRANCA DE NEVE - FESTA NA FLORESTA - A FESTA

E chegou o grande dia.... com todos os preparativos prontos... hora de comemorar o sucesso da Festa!

O Cardápio:

Mesa de frutas da estação - Com caldeirão de Brigadeiro
Mini legumes - Molhinho de Guacamole, e de Cenoura
Sanduiches integrais de Ricota e Frango
Cachorro quente

Almoço : Estrogonofe de Filet Mingnon com Arroz e Batata Palha

Bolo de morango com marshmalow
Docinhos: Brigadeiro, Mini tortinha de Maça, Mini tortinha de Limão, Maçã do Amor

Bebidas: Suco Natural de Maracujá e Uva, Agua, Cerveja

* Todo o cardápio foi executado pela Cozinha da Lenita.

Fotos do Evento:



A mesa de Frutas, e o Caldeirão de Brigadeiro

A mesa do Bolo, olha um dos painéis ai decorando a parede atrás da mesa do Bolo....

Os personagens da Mesa foram feitos com muito carinho pela Sônia da Dédice.

Os 7 anões, na decoração da mesa foram usadas pedras, sementes, folhas, flores secas...

coloquei alguns docinhos em forminhas de flor para complementar a decoração...

O bolo.... Hummmmmmmmm estava simplesmente Delicioso!!!

O Bar, nada de copos descartáveis, olha ai as canecas que falei... uso sempre elas em festas...

 Os centrinhos de mesa, são feitos de galhinhos de arvores com mensagens de boas vindas aos convidados...

A entrada da festa tinha uma arvore francesa com maças do amor....




A Casinha dos 7 anões,  dentro coloquei fogão, geladeirinha, bercinho, bonecas....

Usei folhas pelo chão para dar um ar bem aconchegante de floresta... Usei tambem bastante flores naturais...

A FESTA FOI UM SUCESSO E SUPER ORIGINAL!!! E O MAIS IMPORTANTE, NÃO GERAMOS LIXO, E GASTEI MUITO MENOS DO QUE EM UM BUFFET....

MUITA LUZ PARA TODOS NÓS!!

BRANCA DE NEVE - FESTA NA FLORESTA - PREPARATIVOS

Conforme prometi no post anterir segue abaixo algumas fotos e detalhes dos preparativos e montagem da ultima festa que organizei.
O tema foi Branca de Neve, a Festa foi realizada no Salão de festas do prédio, para 70 convidados, ás 11:30hs!

Tudo começou a ser planejado assim: Victoria e os 7 anões te convidam para comemorar o seu aniversário de 5 anos com uma festa na floresta!

       Os convites são maças de verdade com a folha convite....


O dia da entrega dos convites na Escola foi uma farra, as crianças adoraram....

         Os convites foram um sucesso!!!

     Juntei várias caixas de papelão que achei pela Rua e assim a casa dos 7 anões começou a ganhar forma...


    Fiz várias camadas para poder ficar bem firme!

   Depois revesti com papel pedra as paredes...a chaminé de tijolinhos....

      Criei paineis em papel microondulado, fazendo paisagens de floresta....


       Bem coloridos....

     Estes paineis usei para decorar o salão e dar um clima de floresta

      As lembrancinhas foram um livrinho com  a história da Branca de Neve - retirado do Livro: Contos de Grim, essa é a história verdadeira da Branca de Neve....

        Os livrinhos foram impressos em papel reciclato e encapados com papel camurça nas cores do tema.



   Os livrinhos ficaram lindos e tenho certeza que pouca gente conhecia a verdadeira história da Branca de Neve!


Estes são alguns exemplos de que com muita criatividade podemos fazer do aniversário de nossos filhos um evento unico, criativo e com consciência ecológica!!!


No próximo post, colocarei as fotos da festa ... de toda a decoração pronta....

Muita Luz para todos!!

Como organizar uma festa Ecologicamente Correta - Uma festa Verde

  Hoje em dia a maioria das festas infantis gera toneladas de lixo, são as festas descartáveis, festas de plástico, ou seja se consome muitos materias que logo após a festa vão direto para o lixo, você está gerando montanhas de lixo a cada ano....
Pratos, talheres, copos, toalhas, guardanapos, enfeites, embalagens de doces, saquinhos de lembranças e até as bexigas. Não escapa nada. Tudo é descartável! Será que não existe um jeito mais sustentável de se comemorar o aniversário dos pequenos?!

Tanto se fala em educação ambiental para as crianças, mas aí vêm os pais e passam a idéia de que festa é desperdício mesmo - entregando o fato de serem de uma geração ainda indiferente aos sinais de insatisfação do planeta. Que coisa mais fora de moda...

Sem falar nos brinquedos de plástico que compõem as famosas sacolinhas distribuídas aos convidados mirins no final dos comes e bebes. Puro plástico transformado em brinquedo e trazido da China.

 Será que esse tipo de celebração sem se preocupar com a realidade do planeta ainda terá espaço em nossas vidas por muito tempo?

Pense um pouco, Imagine o lixo gerado em cada festa infantil! Não importa se a comemoração acontece em buffet, no salão de festas do prédio ou em casa mesmo. Com todo esse arsenal descartável, só o que consigo imaginar é uma montanha de lixo que, na maioria das vezes, sequer é separada para a reciclagem, e o dinheiro que você gasta para comprar todas essas coisas que serão usadas uma única vez e depois vai direto para o lixo?
Sem falar no dinheiro gasto pelos pais nessas festas, que são geralmente bem caras!!! Se fore em Buffets então nem se fala, um gasto absurdo por 4 horas de festa e muito lixo...

Qual a alternativa então? Que atitudes podemos tomar para fazer algo diferente disso??

É muito fácil,  o primeiro passo É QUERER para se fazer da festa de aniversário do seu filho além de inesquecivel um evento consciente e limpo! Basta querer!!!

                                                                              

        Segue abaixo 25 dicas da cozinha para você organizar uma festa Ecologicamente correta, ou seja uma festa Verde:
  1. Troque os convites de papel por um convite via e-mail, sms, dirigido pessoalmente ou por telefone. Se não quiser prescindir de convites em papel, certifique-se que utiliza papel reciclado. use sua criatividade, convites podem ser os mais criativos possíves...
  2. Incentive a carona,
  3. Esqueça os pratos, copos e talheres de plástico, optando antes pela louça tradicional, você pode alugar essas louça, Pode dar mais trabalho, mas estará poupando o planeta de um produto que demora centenas de anos a decompor-se. Sempre existe uma altenativa, eu por exemplo tenho 30 canequinhas coloridas compradas em loja de 1,99, que uso sempre nas festas da minha filha. depois de lavadas elas são guardadas para o proximo evento.
  4. Opte sempre pelos guardanapos de pano – além de serem mais bonitos, são também mais ecológicos, basta meter na máquina de lavar e reutilizar. Caso não tenha em casa, alugue ou use o minimo possível do de papel...
  5. Sempre que possível, realize a festa ao ar livre, no jardim ou terraço da casa, aproveitando ao máximo a luz natural.
  6. Se a festa for dentro de casa, ou a noite, privilegie a luz das velas, optando por modelos produzidos artesanalmente, à base de soja ou de cera de abelhas. Fica muito lindo!
  7. Sirva preferencialmente alimentos caseiros, feitos com produtos organicos, e de preferencia frescos, optando sempre por alimentos sazonais.
  8. Se for buscar comida fora, leve os seus próprios recipientes, evitando assim as embalagens descartáveis.
  9. Evite frituras e refrigerantes, sirva sanduichinhos naturais, cachorro quente, carne louca, mini legumes com molhinhos, sucos de frutas, mate, as crianças adoram.... use sua criatividade ou contrate a cozinha da lenita.
  10. Que tal fazer uma bela mesa de frutas da época?
  11. Se quiser fazer um churrasco, sem problemas, apenas alugue pratos e talheres, se for verão uma dica é servir peixes e frutos do mar na grelha, acompanhados de belas e saborosas saladas. 
  12. No inverno sirva sempre um caldinho ou uma sopinha quentinha.
  13. Aproveite os restos de comida para fazer compostagem para o jardim, caso more em prédio, uma dica é conversar com o sindico para que o condominio começe a reciclar o lixo e use a compostagem para adubar o jardim do condominio...
  14. Se sobrar muita comida, distribua-a entre os amigos antes de estes irem embora.
  15. Se quiser fazer um centro de mesa com flores, escolha flores da época.
  16. Faça você mesmo a decoração da festa, optando por utilizar objetos que tenha em casa e que pode voltar a pôr no lugar no final da noite. Use a imaginação e evite comprar decorações pré-fabricadas, assim sua festa terá uma decoração unica e exclusiva, e não a mesma cara de todas as festas...
  17. Use frutas, legumes e flores na decoração... solte a criatividades.
  18. Ainda no que toca à decoração, mais precisamente à paleta de cores, opte por tons terra – castanhos, verdes, amarelos, laranjas – aproveitando sempre elementos naturais (folhas, flores e ramos do jardim, ou conchas e pedras apanhadas na praia) para dar um toque ainda mais verde. Os peuqenos adoram ajudar nessa parte, Em um passeio no parque ou na pracinha, podemos achar vários itens da decoração...
  19. Se tiver de escolher entre latas e garrafas de vidro – caso da cerveja, por exemplo – opte sempre pelo vidro, cuja produção requer metade dos recursos que uma vulgar lata.
  20. Privilegie a máquina digital para fotografar a festa, em vez de uma câmara fotográfica tradicional de rolo – isto porque a revelação de rolos fotográficos produz substâncias extremamente prejudiciais para o ambiente.
  21. Se quiser oferecer uma lembrança aos seus convidados, que seja algo ecologicamente sustentável, caso de uma planta envasada, uma pacote de sementes para plantar, um caderno de papel reciclado, uma vela de soja ou de cera de abelha, ecobags… seja criativo!
  22. No final da festa, não se esqueça de reciclar todos os vidros, latas, plásticos e papéis que sobraram dos festejos. 
  23. Caso seu prédio ou sua rua não tenha coleta seletiva, separe o lixo e leve-o até um posto de coleta. Hoje existem muitos deles espalhados pela cidade, até a rede Pão de Açucar tem, procure o mais proximo de você e faça a sua parte!
  24. Hoje existem no mercado muitos profissionais que fazem festas assim, profissionais criativos, e até casas de festas ecologicas, eu por exemplo conheço aqui em São Paulo duas casas bem legais que indico com certeza, são elas Casa Amarela, e Buffet Carambola, pesquise, com certeza vai sair bem mais barato para seu bolso e para o planeta! 

      Nossas crianças adoram o resultado final, e adoram ajudar a preparar tudo! Seus convidados vão se surpreender com a sua festa, com certeza seu evento será um sucesso!
     Com essas pequenas atitudes estamos dando o exemplo aos nossos filhos, amigos e familiares...   

  Ensine a criança o conceito dos 3 “R”. Reduzir, reutilizar e reciclar são palavras que devemos introduzir no vocabulário das nossas crianças o quanto mais cedo possível. Explique-lhes muito bem o que significa cada conceito, utilizando exemplos práticos, e de que forma fazer tudo isso no dia-a-dia é bom para o planeta.
                                                        
         No proximo post , colocarei cardápio e fotos da festa de aniversário da minha filha de 5 anos, assim vocês poderão visualizar todas essas dicas em uma festa linda....  o tema foi Branca de Neve!

Qualquer dica ou dúvida nós da cozinha estamos a disposição!!!

Muita Luz para todos nós!