quinta-feira, 4 de março de 2010

A TERAPIA DO VINHO - desabafos e devaneios

       Tenho um amigo de infância, que quando voltamos a morar em São Paulo retomei o contato, e acabei  ficando muito amiga tambem da esposa dele, e meu marido amigo dele, enfim são um casal muito querido por  nós....  ela é um amor de pessoa, super espiritualizada, chiquérrima (Ela é arquiteta e foi quem decorou  nosso apartamento), ótima companhia.
  Então a história da Terapia do vinho  é a seguinte, nós sempre fazemos jantarzinhos aqui em casa com esse casal de amigos que citei a cima, e esses nossos jantares geralmente são regados a bons vinhos, então apelidamos esses nossos encontros de terapia do vinho!!!
  Como nós mulheres adoramos um bom papo, e eu e a Vivi começamos a fazer a Terapia do Vinho, porem em uma versão Feminina (Só nós, sem os maridos), o combinado é assim, eu preparo o jantar e ela traz o vinho....  Quando precisamos desabafar, conversar ou simplesmente nos distrair um pouco, marcamos nossa terapia....
         Terça foi dia de Terapia do vinho versão feminina aqui em casa, uma delicia, muita conversa boa, desabafos, um delicioso Vinho Calamares bem geladinho,  e um Risoto de Shimeji com Gorgonzola....  o prato foi uma invenção minha.... mas ficou maravilhoso!!!  Ficou ou não ficou Vivi??  Amiga já estou pensando na próxima seção....
Então vou tentar reproduzir a receita da minha nova invenção!

Risoto de Shimeji com Gorgonzola

Ingredientes:
1 Cebola grande bem picadinha
3 dentes de alho
1 embalagem de Shimeji  cortado grosseiramente
6 colheres de sopa de Queijo Gorgonzola picado
400g de arroz Arboreo para Risoto ( eu uso La Pastina)
5 Colheres de sopa de Queijo Parmesão ralado
 500ml Agua fervendo  + ou -

Modo de preparo:
Em uma panela larga (Tipo frigideira grande e funda)  aqueça um pouco de azeite e doure a cebola e o alho,  coloque o arroz e deixe dourar, acrescente metade da agua fervendo e  deixe cozinhar mexendo sempre, coloque um pouco de sal. Quando estiver bem seco o caldo acrescente o shimeji cortado, o gorgonzola e o restante  da agua fervendo mexa e espere secar.  quando secar acrescente o Parmesão ralado mexa e sirva imediatamente....



BOM APETITE PARA TODOS NÓS!!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Curry

Sabado recebemos aqui em casa para um almoço,  um casal de amigos muito queridos, que são aliás nossos padrinhos de casamento.
  O menu: uma bela salada verde de entrada, Camarão ao Curry, com arroz branco. Vinho Branco bem gelado, e Cerveja Nortenha....

O almoço foi um sucesso, a companhia maravilhosa, que familia linda, adoro vocês!!

Vou começar com algumas curiosidades e informações sobre o ingrediente principal: O CURRY.


O curry ou caril é um dos personagens mais antigos da história dos tempêros.Segundo registros antigos a idéia de misturar diversas especiarias e ervas para incrementar o sabor das recitas teve sua origem na Índia.
  Essa mistura de especiarias é muito utilizada na culinária de vários países como Índia, Tailândia, Japão e alguns outros países asiáticos.

Esse tempero de sabor  Peculiar e inconfundível, mescla de picante e adocicado, é preparado de uma forma bastante eclética. Uma alquimia de mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes

 Basicamente, contém: Gengibre, Pimenta Vermelha, Canela em Rama, Cominho, Pimenta-do-Reino, Cardamomo, Cravo, Cúrcuma, essas especiarias, juntamente com outras, São torrados, Moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry.

Na Índia é comum ser preparado diariamente, e até comido puro.




Eu particularmente adoro curry, minha vó Lenita sempre prepara  frango ao Curry, e eu me lembro do perfume dele pela casa...

a Receita a seguir é minha pois quando preparo o Curry, seja de frango, Camarão ou carne de carneiro...  uso sempre meu instinto!

Ale e Mari, conforme prometido segue abaixo a receita :

Camarão ao Curry da Gabi



 Ingrediêntes:

2 kl de Camarão (Médio ou grande)
1 cebola grande cortada em gomos
1 cebola média bem  picadinha
3 dentes de alho picado
1lata de creme de leite
1 vidro de leite de Cocô
1 colher de sopa de Curry


Modo de preparo:

Ferva bastante agua, escalde o camarão e reserve.
Em uma panela  aqueça uma colher de óleo  e refogue a cebola e o alho  quando dourar coloque o camarão e doure um pouquinho, acrescente o leite de cocô, a cebola em gomos e o Curry.  Cozinhe um pouco, não deixe cozinhar muito porque se não o camarão pode desmanchar.
acrescente o creme de leite e sirva imediatamente.

Dica da cozinha:  se quiser deixar preparado antes, siga todo o processo de preparação, após o cozimento  desligue e deixe reservado. Na  hora de servir aqueça e coloque o creme de leite.

Esse mesmo modo de preparo, serve para o o Frango ao Curry....

BOM APETITE PARA TODOS NÓS!!!